ALAGOAS – “Hospital Metropolitano de Alagoas inicia atendimentos do Plano Emergencial de Oncologia, beneficiando 126 pacientes e realizando 16 procedimentos”

O Hospital Metropolitano de Alagoas iniciou o atendimento a pacientes com câncer pelo Plano Emergencial de Oncologia, lançado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) dois meses atrás. Até o momento, o plano já beneficiou 126 pacientes e realizou 16 procedimentos cirúrgicos relacionados a tumores de mama, ginecológicos, de pele e gástricos.

Localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, o Hospital Metropolitano passa a ser mais uma opção para atendimento oncológico, juntando-se ao Hospital da Mulher e à Clínica da Família. O objetivo é garantir acesso dos pacientes diagnosticados com câncer a um atendimento mais humanizado e qualificado.

Uma das pacientes beneficiadas pelo Plano Emergencial é Dolores Cachete, moradora do bairro Cruzeiro do Sul, em Rio Largo. Diagnosticada com um nódulo no seio esquerdo, Dolores foi incluída no plano e destacou o atendimento e a atenção recebida dos profissionais de saúde.

O plano também prevê a criação de ambulatórios oncológicos nas unidades de saúde mantidas pela Sesau, oferecendo triagem, consultas e exames de imagens. Os atendimentos acontecem na Clínica da Família do Benedito Bentes, no Hospital da Mulher e, agora, no Hospital Metropolitano.

Segundo Guilherme Lopes, secretário executivo de Ações de Saúde da Sesau, os resultados positivos do Plano Emergencial se deram pela realização das consultas nas unidades de saúde próprias do Estado.

Para ter acesso aos serviços do Plano Emergencial de Oncologia, as pessoas diagnosticadas ou com suspeita de câncer devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência e agendar as consultas nos Ambulatórios de Oncologia por meio do Sistema de Regulação (Sisreg).

Graciliana Swarowsky, gerente de Projetos Estratégicos em Oncologia da Sesau, destacou que a lista de espera do Plano Emergencial é atualizada diariamente pelos municípios e que a rapidez entre a consulta e a cirurgia tem sido uma das grandes conquistas do plano.

O Plano Emergencial de Oncologia visa melhorar o atendimento aos pacientes oncológicos em Alagoas, proporcionando mais agilidade e eficácia no atendimento na Rede Pública de Saúde. Com o início dos atendimentos no Hospital Metropolitano, a expectativa é de que mais pacientes sejam beneficiados e tenham acesso a um tratamento de qualidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo