ALAGOAS – Hospital do Coração Alagoano realiza primeira cirurgia de endoprótese de aorta abdominal de forma minimamente invasiva.



No dia 2 de outubro de 2023, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene realizou com sucesso o primeiro procedimento de endoprótese de aorta abdominal. O paciente contemplado foi o idoso Edson Santos, de 66 anos, que recebeu alta médica na tarde desta segunda-feira (29).

A cirurgia foi realizada com o auxílio da máquina de hemodinâmica, o que torna o procedimento minimamente invasivo. O objetivo do procedimento é normalizar o fluxo de sangue na aorta, evitando a falta de circulação pela bolsa que forma o aneurisma, o qual pode romper e causar um sangramento interno com alto índice de mortalidade.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, fez questão de acompanhar a alta de Edson Santos e ressaltou a importância da cirurgia minimamente invasiva realizada no Hospital do Coração Alagoano. Em outros hospitais, esse tipo de cirurgia é feita com uma incisão grande no abdômen, o que pode aumentar os riscos para o paciente.

A realização desse procedimento cirúrgico na Rede Pública de Saúde representa um avanço inestimado para a saúde do Estado e possibilita a ampliação de atendimentos a todos os alagoanos que sofrem com o problema. O Hospital do Coração Alagoano, recém-credenciado pelo Ministério da Saúde, se destaca como uma unidade de referência nessas especialidades.

O paciente Edson Santos, que sofria com um aneurisma na região da aorta abdominal, recebeu alta sem sentir nenhuma dor pelo procedimento realizado. Ele destacou a qualidade do tratamento recebido e agradeceu à equipe médica que cuidou dele e ao governador do Estado.

O procedimento foi coordenado pelo médico cirurgião vascular e endovascular, Márcio Medeiros, que explicou que o método utilizado foi escolhido de acordo com a situação clínica do paciente. O procedimento aconteceu através de incisão de cateteres, por via endovascular, sem a necessidade de uma grande abertura abdominal. Foi considerado um sucesso e Edson Santos recebeu alta médica 48 horas após a cirurgia.

O cirurgião vascular Ângelo Bonfim, que também participou do procedimento, destacou a importância da tecnologia da hemodinâmica nesses procedimentos. A cirurgia caracterizada pela rápida recuperação é um diferencial para a saúde pública do Estado, graças à tecnologia aplicada.

Com mais esse procedimento realizado pelo Hospital do Coração Alagoano, a população alagoana terá acesso a um tratamento de qualidade e menos invasivo para os problemas de aorta abdominal. A ampliação de especialidades de saúde na Rede Pública de Saúde demonstra o compromisso do Governo do Estado em oferecer o melhor para a população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo