ALAGOAS – “Hospital do Coração Alagoano completa um ano com mais de 16 mil atendimentos e se torna referência em assistência cardiovascular”

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, localizado no bairro da Cidade Universitária, em Maceió, completa um ano de funcionamento neste sábado (2) com um total de 16.255 atendimentos. Inaugurada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em 2 de setembro de 2022, a unidade foi construída para ser referência na assistência cardiovascular em Alagoas.

O hospital possui 52 leitos, sendo 20 de enfermaria adulto, quatro de enfermaria pediátrica, 10 de recuperação pós-anestésica, quatro de preparo e recuperação de pacientes no setor de radiologia, além de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e quatro leitos de UTI pediátrica exclusivamente para pacientes cardiopatas.

Ao longo desse primeiro ano de funcionamento, foram realizados 474 cirurgias e procedimentos, sendo 235 colocações de marca-passo, 106 revascularizações do miocárdio, 69 trocas valvares e implantes de válvulas ou plastia valvares, além de outros procedimentos de menor complexidade. Além disso, no Serviço de Hemodinâmica, foram feitos 445 procedimentos como cateterismos, angioplastias, arteriografias e embolizações. O centro de diagnóstico e imagem e o ambulatório de cardiologia realizaram 15.336 exames e 3.334 consultas.

Josival Souza, paciente internado há um mês no HC, relata sua experiência positiva no hospital. Ele já passou por diversos tratamentos e procedimentos cirúrgicos e destaca a qualidade do atendimento e da estrutura oferecida aos pacientes. Segundo Josival, todos os profissionais, desde os faxineiros até os diretores, são educados e prestativos, e ele tem recebido assistência humanizada.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que o Hospital do Coração Alagoano é motivo de orgulho, pois cumpre com primazia seu papel de salvar vidas. Ele destaca a excelência da estrutura do hospital e a dedicação dos profissionais.

O diretor da unidade, Otoni Veríssimo, destaca que o propósito do hospital é salvar vidas e ser referência nacional no tratamento de doenças cardiovasculares. Ele ressalta a satisfação de completar um ano de funcionamento com o registro de tantos casos de sucesso. Otoni destaca também a integralidade do atendimento no hospital, desde o ambulatório até o pós-cirúrgico.

O Hospital do Coração Alagoano se tornou uma importante referência para a população alagoana na assistência cardiológica. A unidade proporciona atendimento de alta qualidade e está contribuindo para a melhoria da saúde cardiovascular em Alagoas.

Sair da versão mobile