Durante a reunião, foram alinhadas as atividades que cada entidade irá desenvolver ao longo do mês de maio, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. Participaram do encontro representantes do Ministério Público Estadual, Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, Batalhão de Polícia Rodoviária, Polícia Militar de Alagoas, Dismoto Honda, SMTT de Arapiraca e o Sest Senat de Arapiraca.
As ações programadas para o Maio Amarelo incluem atividades educativas, palestras e fiscalizações. No caso do Hospital de Emergência do Agreste, as atividades serão realizadas pelo programa Preparando a Volta para Casa, que promoverá palestras com especialistas em trânsito, a fim de orientar familiares de vítimas de acidentes.
A Rede Integrada pela Paz no Trânsito foi criada em dezembro de 2023 com o objetivo de conscientizar a população sobre segurança no trânsito em Arapiraca. Para o promotor de Justiça Rogério Paranhos, idealizador da Rede, o objetivo é contribuir para a redução de mortes e acidentes no trânsito, promovendo um trânsito mais pacífico e respeitoso.
O Detran Alagoas também terá um papel importante no Maio Amarelo, realizando um seminário nacional para debater o tema. A chefe de educação para o trânsito do Detran Alagoas, Edira Soares, destacou a importância do trabalho intersetorial e da descentralização do trabalho educativo para salvar vidas no trânsito.
Com todas essas ações focadas na conscientização e fiscalização, a expectativa é que o número de vítimas de acidentes de trânsito seja reduzido, impactando positivamente o trabalho dos profissionais do Hospital de Emergência do Agreste. O diretor-médico do hospital, Vanderly Oliveira, ressaltou a importância da prevenção de acidentes para promover a paz no trânsito e proteger vidas.
