A iniciativa teve como objetivo fortalecer e qualificar o acolhimento às vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguindo as diretrizes da Rede de Urgência e Emergência (RUE). Durante a capacitação, foi ressaltada a importância da Atenção Básica em Saúde na composição da Rede AVC, visando fortalecer a atuação do serviço.
Representantes do HEA, que integra o Programa AVC Dá Sinais criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), apresentaram dados e informações sobre os atendimentos realizados pela Unidade AVC (UAVC) da instituição. Desde a implantação do serviço no HEA, mais de mil pessoas já foram atendidas pela UAVC, demonstrando a relevância e eficiência do trabalho realizado.
Durante a capacitação, a coordenadora da UAVC, médica Guacyra Almeida, ressaltou a importância da parceria com a Rede de Urgência e Emergência para o desenvolvimento das ações voltadas ao atendimento de vítimas de AVC. Além disso, a enfermeira Pollyana Vasconcelos, coordenadora da RUE, falou sobre a plataforma Regular, criada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, para regulação hospitalar e urgências clínicas.
Técnicos municipais que participaram da capacitação elogiaram o trabalho da equipe da Unidade AVC do Hospital de Emergência do Agreste e destacaram a importância das informações adquiridas, que serão compartilhadas nos municípios para colaborar ainda mais com o serviço de Atenção Básica. A iniciativa foi considerada enriquecedora e essencial para o aprimoramento do atendimento às vítimas de AVC na região.
A VII Região de Saúde abrange 17 municípios, incluindo Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Olho d’Água Grande, São Sebastião, Taquarana e Traipu. A união dessas cidades e a capacitação técnica realizada pelo HEA demonstram o compromisso em salvar vidas e promover a saúde na região.
