ALAGOAS – Hospital de Emergência do Agreste Abre Primeira Seleção para 14 Vagas de Residência em Saúde



O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), localizado em Arapiraca, anuncia uma medida inédita em sua história: a oferta de 14 vagas para programas de residência em saúde. As inscrições começam nesta quarta-feira, 7 de agosto, e vão até o dia 5 de setembro. Os interessados devem acessar o edital completo e se inscrever por meio do site enare.ebserh.gov.br.

A iniciativa é promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, através do Exame Nacional de Residência, um processo seletivo unificado. A primeira etapa, a prova escrita, será realizada no dia 20 de outubro, com a divulgação dos resultados prevista para o dia 20 de dezembro.

O HEA, que já é conhecido por receber estagiários em diversas áreas técnicas e universitárias e oferecer residências médicas em anestesiologia, urgências pediátricas e ortopedia, agora expande sua atuação. Para cumprir os protocolos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), o hospital dedicou esforços significativos para se qualificar para esta nova fase.

Das 14 vagas ofertadas, 10 são direcionadas para a residência multiprofissional, distribuídas da seguinte forma: duas para Enfermagem, duas para Serviço Social, duas para Farmácia, duas para Fisioterapia e duas para Psicologia. Além disso, foram aprovadas quatro vagas para residências uniprofissionais: uma para a área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (Odontologia), duas para Fisioterapia com concentração em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma para Farmácia Clínica.

A coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional do HEA, Maria Elisângela, enfermeira e doutora em Ciências da Saúde, destacou a importância dessa nova fase. “Cumprimos as exigências do Ministério da Educação graças ao empenho da gestão do hospital e da dedicação dos profissionais. Foi um processo de construção do projeto político-pedagógico para a aprovação no edital”, afirmou.

Maria Elisângela ressaltou que o HEA tem uma história de acolhimento a alunos de cursos técnicos, de graduação e de residências médicas. Agora, a unidade será pioneira na oferta de vagas em outros segmentos da saúde. A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, comemorou a vitória e parabenizou a equipe envolvida. “Foi uma vitória gigantesca com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e dos profissionais que se dedicaram ao projeto. Além disso, é mais uma forma do HEA colaborar para o desenvolvimento educacional e melhoria do serviço à população”, disse.

Após as provas, o processo seletivo continuará com etapas subsequentes. A previsão é que os cursos comecem em março de 2025, marcando um novo capítulo no compromisso do Hospital de Emergência do Agreste com a formação de profissionais qualificados e o aprimoramento do atendimento à comunidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo