O treinamento foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HCA e foi ministrado por três facilitadoras. Além da supervisora médica da unidade, a pediatra Auxiliadora Costa, também participaram do curso a supervisora de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Aneluise da Silva, e a fisioterapeuta Jannine Rayanne.
A importância desse treinamento é evidente, pois capacitou a equipe para lidar com situações extremas e complexas, como a parada cardiorrespiratória em crianças. Durante o curso, foram abordadas instruções sobre como agir nessas situações e quais são os papéis de cada membro da equipe. Além disso, os profissionais também participaram de simulações para colocar em prática o que aprenderam.
Para Maria Júlia Plech, estagiária em medicina, o treinamento foi fundamental para relembrar conceitos básicos e dissipar a ansiedade em situações de urgência e emergência. Ela expressou sua gratidão pela oportunidade de participar desse momento de aprendizado.
A iniciativa do Hospital da Criança de Alagoas em promover esse treinamento demonstra o compromisso da instituição em garantir a melhor assistência possível às crianças atendidas. A capacitação contínua da equipe é essencial para proporcionar um atendimento de qualidade e salvar vidas.