ALAGOAS – Hospital da Criança de Alagoas Promove Ação Contra a Violência Doméstica nesta Sexta-feira



Em uma ação que reafirma seu compromisso com pautas sociais e de saúde, o Hospital da Criança de Alagoas (HCA), localizado em Maceió, promoveu uma importante atividade educativa em alusão ao Agosto Lilás. A iniciativa, voltada para a conscientização sobre a violência contra a mulher, ocorreu nas enfermarias, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e no ambulatório da instituição.

O mês de agosto é tradicionalmente dedicado à campanha nacional contra a violência doméstica, e o HCA aproveitou a oportunidade para informar e sensibilizar as acompanhantes e responsáveis pelos pacientes. “Realizamos esse momento com os acompanhantes, principalmente as mães, porque sabemos que o número de violência doméstica ainda é muito alto no nosso país”, destaca Carla Patrícia, assistente social do HCA. “A violência não escolhe endereço, parentesco, nem classe social. Por isso, fizemos questão de informar como essas mulheres podem denunciar esse tipo de situação”, acrescentou.

Durante a ação, a equipe de Serviço Social distribuiu panfletos informativos sobre a Campanha Agosto Lilás e esclareceu dúvidas sobre os canais de denúncia disponíveis. Uma das alternativas para denúncias é o número nacional 180, além do telefone (82) 2126-9650 da Casa da Mulher Alagoana. Esta instituição oferece um atendimento humanizado, que inclui o suporte de psicólogos e assistentes sociais, proporcionando um ambiente seguro e de acolhimento para as vítimas.

Gislane dos Santos, mãe do pequeno Yslane Lima, de apenas um ano, veio de Pão de Açúcar para consultar seu filho no HCA e destacou a importância da iniciativa. “Foi muito boa essa ação das assistentes sociais para ajudar as mulheres. Muitas mulheres passam por violência, inclusive, já aconteceu com uma pessoa que eu conheço. É muito importante para a gente se informar”, enfatizou Santos.

A campanha Agosto Lilás visa alertar a sociedade sobre os diversos tipos de violência que atingem as mulheres, tais como violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Dados alarmantes da 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), revelam que 68% das brasileiras conhecem uma amiga, familiar ou conhecida que já sofreu violência doméstica.

Com esta atividade, o Hospital da Criança de Alagoas não apenas reafirma seu papel como uma instituição de saúde, mas também como um agente ativo na promoção dos direitos humanos e na luta pela erradicação da violência contra a mulher.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo