ALAGOAS – “Historiador Geraldo Majella lança livro sobre o voleibol alagoano, preservando o legado das gerações do esporte”



O historiador Geraldo Majella lançará no próximo sábado (11) o livro “A História do Voleibol Alagoano”, uma obra que traça a evolução do voleibol no estado de Alagoas. A publicação conta com o apoio do Governo do Estado e é um importante registro do legado deixado pelas gerações do voleibol.

O livro foi impresso pela gráfica Graciliano Ramos, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), e enfrentou desafios impostos pela pandemia. Para superá-los, Geraldo Majella conduziu entrevistas com ex-jogadores, ex-dirigentes de clubes e ex-treinadores, proporcionando uma visão abrangente do papel do voleibol na história esportiva local.

O projeto contou com a colaboração de ex-jogadores de voleibol, como Flávio Doria, Geraldo Lessa, Sérgio Doria, Eduardo Araújo e Gustavo Laranjeira, atual presidente da Federação Alagoana de Voleibol. Eles compartilharam o objetivo de criar um trabalho abrangente que capturasse a história do voleibol em Alagoas.

O livro destaca as transformações vivenciadas por gerações de atletas de 1960 a 1990, que contribuíram para a formação moral e educacional do povo alagoano. Muitos desses atletas assumiram posições importantes em Alagoas e no Brasil, incluindo cargos políticos e empresariais.

No âmbito masculino, a primeira geração destacada nas décadas de 40, 50 e 60 inclui figuras como Toroca, Leopoldo Vanderlei (Popô), José Mendes Rocha, José Batinga e Caio Porto. A segunda geração, que floresceu nas décadas posteriores, contribuiu para o voleibol no estado, atuando principalmente no Clube Fênix e no CRB. Nomes como Dilmar Camerino, Napoleão Portella, Marcos Lopes, Carlos Augusto Baiano e Ronaldo Lessa foram destaque nessa época.

Já no voleibol feminino, a primeira geração se destacou na década de 1950, com nomes como Rosinha Bastos, Iracema Uchoa e Suzete Craveiro. Na segunda geração feminina, surgida nas décadas de 1960 e 1970, jogadoras como Fátima Pinto, Constância, Gláucia, Marilda Borges e Katia Born deixaram sua marca no esporte.

O lançamento do livro acontecerá no dia 11 de novembro de 2023, no restaurante Filé do Zezé, localizado na Rua Industrial Climério Sarmento, Jatiúca. O evento é aberto a todos que desejam celebrar e honrar o legado do voleibol alagoano. Essa obra é um importante registro da história esportiva do estado e busca preservar o legado deixado pelas gerações do voleibol em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo