ALAGOAS – HGE realiza simulação realística para prevenção de acidentes e doenças do trabalho, visando proteção da saúde dos servidores.

No dia 24 de abril de 2024, às 11:12, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, promoveu uma simulação realística com o objetivo de estimular a prevenção de acidentes e doenças do trabalho entre os servidores. A atividade visou tornar hábito as atitudes que podem prevenir e proteger a saúde dos funcionários durante suas práticas laborais.

A simulação contou com a participação dos profissionais da unidade hospitalar, os quais irão disseminar as informações nos seus ambientes de trabalho. O Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho destacou a importância desse tipo de ação, pois no Brasil, a cada 51 segundos, é feita uma notificação de acidente de trabalho e a cada três horas um óbito é notificado para trabalhadores com carteira assinada.

Durante a simulação, os servidores reproduziram um atendimento a um paciente internado, onde um enfermeiro, ao não utilizar óculos de proteção, foi atingido por secreções do paciente, gerando um suposto contágio. Essa atividade serviu para conscientizar sobre a importância de seguir os protocolos de segurança no ambiente de trabalho.

A coordenadora do Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), Karlla Martiniano, ressaltou que o HGE promove, ao longo do ano, diversas ações voltadas para a saúde do trabalhador, incluindo palestras, rodas de conversa e visitas ao setor. Também são realizadas mudanças que impactam positivamente as práticas e a prevenção de acidentes.

Além da simulação, outras atividades alusivas ao Abril Verde estão sendo realizadas no HGE, como apresentação de fluxos, ação de combate à Hipertensão e uma campanha interna pela atualização das vacinas. Essas iniciativas têm como objetivo destacar a importância dos hábitos simples no dia a dia dos trabalhadores para garantir a saúde e segurança de todos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo