ALAGOAS – HGE Realiza Captação de Órgãos e Salva Cinco Vidas em Maceió



Na madrugada desta sexta-feira, 13 de setembro de 2024, o Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió realizou uma nova e significativa captação de órgãos, que pode resultar na salvação de cinco vidas. O procedimento, considerado de extrema importância para o sistema de saúde, contou com a doação de dois rins, duas córneas e um fígado por parte de uma família que, em um momento de profundo luto, aprovou a doação dos órgãos de um ente querido diagnosticado com morte encefálica. Os órgãos captados foram registrados no Sistema Nacional de Transplantes e encaminhados para receptores compatíveis, conforme informações da Central de Transplantes de Alagoas.

O processo envolveu uma equipe multidisciplinar composta por cirurgiões, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e instrumentadores do HGE, que se destacam pela incessante colaboração na diminuição da lista de espera por transplantes em Alagoas. Vale ressaltar que a identidade do doador é mantida em sigilo, em concordância com a legislação vigente no Brasil.

Anne Costa, enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO), destacou a importância do ato de generosidade da família do doador. “Podemos agradecer aos familiares que, nesse momento de luto, se sensibilizaram pela doação dos órgãos, o que representa a materialização da esperança de tantas pessoas que estão na fila de espera pelo transplante. Para isso acontecer, participamos de todo o processo, desde a realização do protocolo de morte encefálica até o acondicionamento correto dos órgãos para o transporte seguro até o receptor”, explicou.

Paralelamente, outro processo de captação de órgãos ocorreu, desta vez na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. A operação foi realizada com o acompanhamento da equipe da Central de Transplantes de Alagoas, resultando também na coleta de rins e córneas. Segundo o último levantamento, 536 pessoas estão em espera por transplantes no estado, com 512 esperando por córneas, 18 por um rim e seis por um fígado.

Para fomentar as doações, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove durante todo o mês a campanha Setembro Verde, com o tema “A Esperança Vive no Sim”. A iniciativa visa aumentar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos. “A campanha tem extensa programação, mas é preciso reforçar que a doação deve acontecer durante todo o ano. Convidamos a todas as pessoas que externem a sua posição sobre o assunto, informando a família o seu desejo em caso de falecimento. Ser um doador de órgãos significa ter amor ao próximo, ter empatia, ter consciência de que essa decisão também salva vidas”, disse Daniela Ramos, coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas.

Este movimento solidário reforça a importância da doação de órgãos como um ato de amor e esperança, vital para salvar vidas e proporcionar uma oportunidade de recomeço a muitas famílias que aguardam na fila de transplantes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo