A iniciativa, que vai além de uma simples oficina, representa uma ação de humanização no ambiente hospitalar, proporcionando não apenas diversão, mas também uma importante lição sobre a importância de se alimentar de maneira saudável. As nutricionistas do HGE orientam que os pais devem priorizar comidas saudáveis, e, sempre que possível, produzir os alimentos na companhia das crianças.
Durante a oficina, as crianças e mamães presentes tiveram a oportunidade de aprender a preparar comidas saudáveis, como o brigadeiro de macaxeira, uma guloseima que agrada ao paladar dos pequeninos. A nutricionista do HGE, Rosemary Caldas, enfatizou que é possível preparar essas delícias de forma fácil e prática, envolvendo as crianças no processo de preparo e tornando a experiência de se alimentar saudavelmente ainda mais prazerosa.
A oficina é realizada mensalmente e destinada a todas as crianças internadas na Pediatria, contando também com a participação de seus responsáveis. Durante as atividades, a equipe de nutrição do HGE mostra como pode ser divertida a preparação de um cardápio saudável, sempre trazendo novas ideias de cardápios que correspondam à temática do mês. O projeto também conta com a participação de estudantes universitários do Cesmac e Unima Alagoas, reforçando a importância da alimentação saudável.
Segundo a nutricionista Rosemary Caldas, as oficinas representam uma grande oportunidade de educar as crianças internadas sobre a importância da alimentação saudável, incentivando-as a adotar hábitos saudáveis também após a alta hospitalar. Os participantes da oficina aprovaram a experiência, como Pedro Lucas de Lima, de 10 anos, que gostou tanto do brigadeiro de macaxeira que planeja fazer a receita em casa.
Além de proporcionar momentos de aprendizado e diversão, a Oficina de Culinária Natalina do HGE reforça a importância de se alimentar de forma saudável, contribuindo para a educação alimentar e o bem-estar das crianças atendidas no hospital.







