ALAGOAS – HGE Oferece Atendimento Psicológico e Psiquiátrico Gratuito para Melhorar Saúde Mental dos Servidores em Maceió

Em Maceió, o Hospital Geral do Estado (HGE) está intensificando seus esforços para promover um ambiente de trabalho mais saudável para seus servidores ao oferecer atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito. Com foco no bem-estar mental da equipe, esse serviço surge como parte de uma estratégia para garantir não apenas a saúde de quem atende, mas também a qualidade do atendimento à população. A iniciativa é especialmente destacada durante a campanha “Janeiro Branco”, um período dedicado à conscientização sobre saúde mental.

O Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) disponibiliza uma equipe de especialistas que oferece assistência aos servidores do HGE. Os funcionários podem agendar consultas para tratar questões de saúde mental e, em casos mais complexos, o serviço faz encaminhamentos para outras unidades de saúde ou providencia ações administrativas. O psicólogo Sidney Santos ressalta que o acesso aos cuidados é simples e livre, incentivando todos a buscarem apoio quando necessário.

Durante o Janeiro Branco, os psicólogos têm se empenhado em percorrer os corredores do hospital para divulgar o serviço, ressaltando sua gratuidade e a importância do equilíbrio emocional para a saúde pública. “Quando um cidadão procura o HGE, ele precisa encontrar profissionais preparados para acolhê-lo e realizar a melhor assistência. Isso não é possível se o trabalhador não possuir equilíbrio mental”, afirma a psicóloga Isabella Costa. Ela enfatiza a importância do autoconhecimento e do cuidado com os próprios sentimentos, uma vez que o bem-estar do profissional reflete diretamente na qualidade do atendimento oferecido à população.

Os servidores interessados podem agendar suas sessões em horários específicos distribuídos ao longo da semana. A médica psiquiatra Manuela Antunes e os psicólogos Isabella Costa e Sidney Santos estão disponíveis em diferentes períodos, garantindo assim amplo acesso aos cuidados especializados. Essa medida do HGE surge em um contexto preocupante: o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, e a pandemia de Covid-19 agravou a situação, aumentando em 25% os casos de problemas mentais no país, segundo a OMS.

A iniciativa do HGE é acompanhada por suporte adicional oferecido através de parcerias com universidades que proporcionam atendimento supervisionado por alunos e por meio do Centro de Valorização da Vida, que está disponível 24 horas para prestar apoio emocional via telefone ou chat. Tal abordagem sinaliza uma compreensão abrangente e moderna da saúde mental, integrando-se ao Sistema Único de Saúde (SUS) e evidenciando a importância do cuidado com a mente em um mundo cada vez mais acelerado e exigente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo