A reabertura do posto de coleta visa facilitar o acesso dos alagoanos que desejam realizar doações voluntárias de sangue e medula óssea. Com a retomada das atividades na Unidade Farol, o Hemoal agora conta com três postos de atendimento na capital alagoana, somando-se às Unidades Trapiche e Via Expressa.
Segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, a Unidade Farol volta a funcionar com um foco na assistência qualificada, ágil e humanizada aos candidatos à doação de sangue e medula óssea. A gestora afirmou que a missão é continuar sendo referência em assistência hemoterápica em Alagoas, seguindo as diretrizes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Para se candidatar à doação de sangue, os voluntários devem ter no mínimo 16 anos, pesar igual ou mais de 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. Além disso, é necessário não estar gripado, com Influenza ou Covid-19, e aguardar 10 dias após o fim dos sintomas. Mulheres grávidas ou amamentando e homens que tenham colocado piercing, feito tatuagem ou micropigmentação devem respeitar os intervalos mínimos entre as doações de sangue, conforme as exigências do Ministério da Saúde.
Com a retomada das atividades na Unidade Farol, a população alagoana tem novamente à disposição um importante serviço de saúde, que contribui para salvar vidas através da generosidade e solidariedade dos doadores de sangue.