ALAGOAS – “Hemoal realiza coletas itinerantes de sangue em Arapiraca e Maceió para garantir estoque de maternidades e hospitais”

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizará duas coletas itinerantes nesta terça-feira (12), com o objetivo de estabilizar o estoque de sangue para atender as demandas das maternidades e hospitais da região. As ações ocorrerão em Arapiraca, na Praça Marques da Silva, das 8h às 12h e das 13h às 16h, e em Maceió, no Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol.

Para ser um doador de sangue, é necessário atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). O voluntário deve ter 16 a 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e, caso seja menor de 18 anos, deve estar acompanhado dos pais ou responsável legal, apresentando a documentação comprobatória. Aqueles que tiveram doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos não podem fazer a doação de forma definitiva. Já para aqueles que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, o impedimento é temporário, por um período de 12 meses a partir da data do procedimento.

A gerente do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes, ressaltou que também é necessário evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação, assim como alimentos gordurosos, e o candidato à doação deve ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior ao dia da coleta.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da estratégia das coletas externas para manter o estoque de sangue estável. Ele enfatizou que muitas pessoas desejam doar sangue, mas não têm tempo de ir até os postos fixos, por isso as ações itinerantes são fundamentais.

Além das coletas itinerantes, o Hemoal também recebe doações de sangue em seus postos fixos. Em Arapiraca, as doações podem ser feitas na Unidade Eldorado, de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Já em Coruripe, as doações podem ser feitas às quintas-feiras das 9h às 16h. Em Maceió, os voluntários podem comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos sábados das 7h30 às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que atende às terças-feiras das 7h às 17h.

As coletas itinerantes e os postos fixos do Hemoal são essenciais para garantir o abastecimento de sangue nos hospitais da região, atendendo às necessidades dos pacientes. A doação de sangue é um gesto solidário que pode salvar vidas, e é importante que mais pessoas se tornem doadoras regulares.

Sair da versão mobile