A ação tem como objetivo reforçar o estoque de sangue e atender às necessidades dos hospitais e unidades de saúde locais. A doação de sangue é fundamental para o funcionamento do sistema de saúde e pode salvar vidas em situações de emergência e tratamentos médicos.
Para se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como ter peso igual ou superior a 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos de idade. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, portando os respectivos documentos comprobatórios.
Além disso, os voluntários não podem ter contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, e aqueles que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação estão impedidos de doar pelo período de 12 meses.
A assistente social do Hemoal, Rayara Andrade, acrescenta que a doação também é vetada para os candidatos que ingeriram bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação ou que dormiram menos de 6 horas na noite anterior. Aqueles que são doadores habituais e desejam repetir o procedimento devem aguardar 90 dias se forem mulheres e 60 dias se forem homens.
A importância da doação de sangue é evidente, e as coletas externas realizadas pelo Hemoal são uma oportunidade para a população contribuir com a saúde da comunidade. Dessa forma, o Hemocentro busca garantir a disponibilidade de sangue para atender às demandas médicas e cirúrgicas, e, por isso, a participação dos voluntários é fundamental.