Segundo o Ministério da Saúde (MS), para ser um candidato à doação voluntária de sangue é necessário ter boa saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar igual ou superior a 50 quilos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou do responsável legal, com os respectivos documentos de comprovação.
No caso de doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite contraídas após os 11 anos de idade, a doação é impedida de forma permanente. Já para aqueles que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é temporário, pelo período de 12 meses.
A assistente social do Hemoal, Camila Cansanção, ressalta algumas recomendações para os voluntários. É importante evitar a ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação, assim como alimentos gordurosos. Além disso, é necessário ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação.
Além das coletas itinerantes, o Hemoal conta com unidades fixas para doação de sangue. Em Arapiraca, a unidade está localizada próximo à Escola Alternativa, no bairro Eldorado. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.
Em União dos Palmares, o Hemoal possui o Hemocentro Regional da Mata, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h. Já em Maceió, há três unidades: Trapiche, Via Expressa e Farol (no Hospital Veredas). O horário de atendimento nas unidades de Maceió é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.
A doação de sangue é um ato de extrema importância para salvar vidas e é fundamental que cada vez mais pessoas se conscientizem sobre a importância desse gesto solidário.