ALAGOAS – Hemoal realiza coleta externa de sangue no Centro de Arapiraca para facilitar doação voluntária nesta terça-feira (12)

No dia 12 de março de 2024, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promoveu uma ação de coleta externa de sangue na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca. A iniciativa teve como objetivo facilitar o acesso dos alagoanos à prática da doação voluntária de sangue, ocorrendo no período das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Além da coleta externa, o Hemoal também manteve seus postos fixos em funcionamento. Na Unidade Arapiraca, localizada no bairro Eldorado, as doações de sangue podem ser feitas das 7h às 12h e das 13h às 17h. Em Maceió, as unidades Trapiche e Via Expressa atendem os voluntários das 7h às 18h.

Para se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário atender alguns requisitos, como ter boa saúde, peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais, portando os documentos de identificação necessários conforme determinação do Ministério da Saúde.

A supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes, ressaltou que a doação de sangue é vetada para pessoas que contraíram doenças específicas após os 11 anos, como a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite. Além disso, para os doadores habituais, é preciso respeitar um intervalo de dois meses para homens e três meses para mulheres entre as doações.

Candidatos à doação de sangue que tenham realizado procedimentos como piercing, tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação ficam impedidos temporariamente, por um período de 12 meses. Além disso, é recomendado evitar o consumo de álcool nas últimas 12 horas antes da doação, evitar alimentos gordurosos e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.

Dessa forma, a ação promovida pelo Hemoal em Arapiraca contribui para garantir o estoque de sangue necessário para atender às demandas dos hospitais e unidades de saúde da região. A doação voluntária de sangue é um ato de solidariedade e contribui para salvar vidas.

Sair da versão mobile