A doação de sangue é um gesto de solidariedade que pode salvar inúmeras vidas, uma vez que cada bolsa coletada tem o potencial de beneficiar até quatro pacientes diferentes através do fracionamento do sangue. Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde estabelece critérios rigorosos para os doadores. Entre as exigências estão ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar em boa condição de saúde e apresentar um documento de identificação com foto no ato da doação.
Há restrições específicas, segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, que impedem certas pessoas de doar sangue. Indivíduos diagnosticados com doenças como Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos de idade não estão aptos a participar. Além disso, mulheres grávidas ou em fase de amamentação também são desaconselhadas a doar. Aqueles que planejam participar devem atentar-se para não terem consumido bebidas alcoólicas recentemente e evitar comidas gordurosas antes da doação. Procedimentos estéticos como tatuagens, micropigmentações e piercings realizados nos últimos 12 meses também impedem a doação.
A ação do Hemoal representa um esforço indispensável para manter os estoques de sangue em níveis adequados e reforça a importância da solidariedade coletiva em prol da saúde pública. A presença da unidade móvel em Porto da Rua é uma chance crucial para que os moradores locais contribuam, de maneira acessível, para o salvamento de vidas através da doação voluntária de sangue.