ALAGOAS – “Hemoal realiza coleta externa de sangue em Arapiraca para reforçar estoque e atender demanda de hospitais”

Nesta terça-feira (23), o Hemoal promoveu uma coleta externa de sangue em Arapiraca, no estado de Alagoas. A ação teve como objetivo facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue e manter estabilizado o estoque para atender a demanda das maternidades e hospitais da região.

A coleta externa aconteceu na Praça Marques da Silva, localizada no Centro da cidade, das 8h às 16h. Durante o evento, os voluntários puderam se candidatar à doação de sangue, desde que atendessem aos requisitos estabelecidos para a doação voluntária. Entre os requisitos, era necessário estar em boa saúde, ter um peso igual ou superior a 50 quilos e ter uma idade entre 16 e 69 anos.

Para os menores de 18 anos, a presença dos pais ou responsáveis legais era necessária, portando os respectivos documentos de identificação. Além disso, existem algumas restrições para doadores, como a proibição para aqueles que contraíram doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos.

Para as pessoas que já são doadoras habituais, existe um intervalo específico entre as doações, sendo de dois meses para homens e três meses para mulheres. Além disso, aqueles que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, tiveram um impedimento momentâneo de 12 meses a partir da data do procedimento.

Durante a coleta externa, foi enfatizado que os candidatos à doação de sangue não poderiam ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecediam a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos. Também foi orientado que tivessem dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação.

A ação foi de extrema importância para reforçar o estoque de sangue do Hemoal e garantir que as demandas das maternidades e hospitais de Arapiraca fossem atendidas. A iniciativa do Hemocentro de Alagoas proporcionou a oportunidade para que a população local pudesse contribuir de forma voluntária e solidária para salvar vidas.

Sair da versão mobile