ALAGOAS – “Hemoal realiza coleta externa de sangue em Arapiraca, estabilizando estoque para atender demanda de maternidades e hospitais”

Na manhã desta terça-feira (30), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou uma coleta externa de sangue na Praça Marques da Silva, localizada no bairro Centro, em Arapiraca. A ação, que teve início às 8h e se estendeu até as 16h, teve como principal objetivo estabilizar o estoque de sangue para atender a demanda das maternidades e hospitais da região.

Centenas de voluntários compareceram ao local para doar sangue e contribuir com a causa. De acordo com as informações divulgadas, para se tornar um doador de sangue, as pessoas precisam ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar igual ou superior a 50 quilos, estar em boas condições de saúde e portar um documento de identificação com foto. Além disso, é fundamental que os doadores não tenham tido hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis.

O Ministério da Saúde também estabelece algumas restrições temporárias para doadores. Por exemplo, aqueles que fizeram piercing, tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação devem aguardar um período de 12 meses antes de poderem realizar a doação de sangue.

Além disso, os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação e devem evitar o consumo de alimentos gordurosos. É recomendado que tenham dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.

A coleta externa de sangue em Arapiraca foi uma iniciativa importante para garantir o abastecimento dos hospitais e maternidades da região, possibilitando o atendimento adequado às demandas de transfusão sanguínea. A população atendeu ao chamado e compareceu em peso, demonstrando mais uma vez a solidariedade e o comprometimento dos alagoanos com a causa da doação de sangue.

Essas ações de coleta externa são fundamentais para manter os estoques de sangue em níveis adequados, garantindo que as demandas hospitalares sejam atendidas de forma eficiente e segura. O Hemoal continua atuando ativamente em diversas localidades, buscando sempre o apoio da comunidade para sua nobre missão de salvar vidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo