Para participar desta nobre causa, os voluntários devem atender a certos critérios exigidos pelo Ministério da Saúde. O doador precisa estar em bom estado de saúde, pesar, no mínimo, 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. É obrigatório apresentar um documento de identificação com foto para efetivar a doação.
O Ministério também orienta que aqueles que desejam doar sangue não consumam bebidas alcoólicas antes da doação. Indivíduos diagnosticados com doenças como Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos de idade estão impedidos de doar. Em caso de sintomas gripais, é necessário aguardar 10 dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação. Mulheres grávidas ou amamentando também estão temporariamente desautorizadas a participar.
Esta iniciativa reafirma o compromisso do Hemoal em garantir a saúde pública e a vitalidade dos bancos de sangue, que dependem da solidariedade e do engajamento da população alagoana para continuar cumprindo seu papel fundamental na assistência hospitalar.