A coleta externa de sangue é uma iniciativa importante para garantir o abastecimento dos bancos de sangue, pois muitas vezes o estoque fica abaixo do necessário para atender a demanda dos hospitais e unidades de saúde. Portanto, essa ação do Hemoal é fundamental para incentivar a doação voluntária de sangue, que pode salvar vidas.
Os requisitos para ser um doador voluntário de sangue incluem ter boa saúde, pesar pelo menos 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais, portando os documentos de identificação necessários.
É importante ressaltar que existem restrições para a doação de sangue, como por exemplo, pessoas que contraíram doença de Chagas, AIDS, sífilis e hepatite após os 11 anos não podem doar sangue, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Além disso, quem fez piercing, tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação deve aguardar um período de 12 meses para poder doar sangue.
Outras recomendações incluem não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação, evitar alimentos gordurosos e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.
A doação de sangue é um ato altruísta e que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Com um gesto simples, é possível contribuir para salvar vidas e garantir que os hospitais tenham o estoque necessário para atender emergências e realizar procedimentos médicos.
Portanto, se você atende aos requisitos e está disposto a ajudar, compareça à Praça das Cacimbas em Arapiraca nesta quinta-feira e faça sua doação de sangue. Sua contribuição pode fazer toda a diferença.