De acordo com o Ministério da Saúde (MS), para ser candidato à doação de sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos de idade, boa saúde e peso igual ou superior a 50 quilos. Além disso, não é permitido ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade. É obrigatório apresentar um documento de identificação com foto, inclusive para os pais dos menores de idade, que só podem doar acompanhados dos responsáveis, com a devida comprovação oficial.
Pessoas que fizeram tatuagens, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing estão impedidas de doar por um período de 12 meses, contados a partir do procedimento. Já aqueles que estão gripados, com Influenza ou acometidos por Covid-19 devem aguardar dez dias após o fim dos sintomas para poderem doar sangue.
A médica Verônica Guedes, diretora do Hemoal, destaca que os voluntários que não puderem comparecer aos locais das coletas externas podem se candidatar à doação nos postos fixos do hemocentro. “Contamos com postos fixos em Maceió e Arapiraca, que atendem de segunda a sábado, bem como em Coruripe, que funciona todas as quintas-feiras”, ressalta a gestora.
A doação de sangue é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas. O Hemoal é responsável por fornecer sangue e hemocomponentes para hospitais e clínicas de Alagoas, garantindo o atendimento adequado aos pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas.
Portanto, se você está dentro dos requisitos e quer contribuir para manter o estoque de sangue estabilizado, aproveite as coletas externas que estão acontecendo em Arapiraca e Maceió. Lembre-se da importância desse gesto e da possibilidade de salvar vidas por meio da sua doação de sangue.