ALAGOAS – Hemoal promove coletas de sangue em Coruripe e Arapiraca para facilitar a doação de voluntários que não podem se deslocar

Nesta quinta-feira, dia 03 de abril de 2024, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está promovendo coletas externas de sangue nos municípios de Coruripe e Arapiraca. Essas ações simultâneas têm como objetivo facilitar o acesso dos voluntários que não podem se deslocar até os pontos fixos de coleta.

A coleta itinerante é uma estratégia adotada pelo Hemoal para incentivar a doação de sangue e hemocomponentes entre os voluntários alagoanos. Em Arapiraca, a coleta está sendo realizada na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada na rua Samaritana, no bairro Santa Edwiges, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já em Coruripe, a ação acontece na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), ao lado do Hospital Carvalho Beltrão, das 8h às 16h.

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, ressaltou a importância dessas coletas itinerantes: “Além de captar doadores de sangue em nossos postos de coleta fixos, que estão situados na capital e no interior, também percorremos diversos pontos do Estado com ações itinerantes. Com esta ação, possibilitamos que as pessoas que não podem se dirigir até nossas unidades, também possam praticar este gesto voluntário altruísta, que pode salvar até quatro vidas”.

Para doar sangue, os voluntários precisam atender a alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como ter idade entre 16 e 69 anos, pesar igual ou superior a 50 quilos e não ter contraído doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Além disso, é necessário estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos, não ter ingerido bebidas alcoólicas e não ter realizado tatuagens, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocado piercing nos últimos 12 meses.

As coletas externas do Hemoal são fundamentais para garantir o abastecimento contínuo de sangue e hemocomponentes para os hospitais e unidades de saúde de Alagoas. A participação dos voluntários nesses eventos é essencial para salvar vidas e contribuir com a saúde da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo