Para participar deste ato de solidariedade e cidadania, o voluntário deve seguir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É necessário ter boa saúde, idade entre 16 e 69 anos, e pesar no mínimo 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é preciso que estejam acompanhados por um dos pais ou responsável legal, que deve apresentar documentos oficiais que comprovem a relação.
Doar sangue, no entanto, tem algumas restrições. Pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, foram diagnosticadas com doenças como Chagas, Aids ou sífilis, não podem doar. Além disso, aqueles que recentemente se submeteram a procedimentos como colocação de piercings, tatuagens, maquiagem definitiva ou micropigmentação, devem aguardar um ano antes de doar.
Outro ponto a ser considerado é a ingestão de bebidas alcoólicas. Caso o voluntário tenha consumido álcool nas últimas 12 horas, a doação não será permitida. O mesmo vale para quem não alcançou, no mínimo, seis horas de sono na noite anterior ao gesto solidário.
Com essas ações, o Hemoal busca envolver a comunidade, sensibilizando-a sobre a importância da doação de sangue. Doar sangue regularmente é um ato de extrema generosidade, com potencial para salvar inúmeras vidas, e, por isso, merece o apoio e a participação de todos.