A doação de sangue é um ato de extrema importância para garantir o estoque necessário nos hospitais e hemocentros. Para doar sangue, é preciso estar em bom estado de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Além disso, é necessário apresentar um documento de identificação oficial e original com foto.
É importante ressaltar que algumas condições podem impedir a doação de sangue, como ter sido diagnosticado com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, estar grávida ou amamentando, ter feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocado piercing nos últimos 12 meses.
A assistente social do Hemoal, Natasha Souza, ressalta a importância de estar bem alimentado no dia da doação, evitando alimentos gordurosos. Além disso, é fundamental evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes da doação e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
A coleta externa de sangue é uma iniciativa que visa sensibilizar a população para a importância da doação voluntária e regular de sangue, que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Por isso, o Hemoal convida a comunidade de Maceió a participar deste gesto solidário e salvar vidas. A ação acontecerá das 8h às 16h no Colégio Santíssimo Senhor e conta com o apoio da equipe de profissionais da saúde e de voluntários.
Vamos juntos contribuir para garantir que os hospitais tenham o estoque necessário de sangue para atender a todos que precisam. A doação de sangue é um ato simples, mas que pode salvar vidas. Contamos com a participação de todos nessa importante campanha do Hemoal.
