Essas coletas externas são essenciais para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais, além de garantir o abastecimento necessário de sangue. O Hemoal realiza, semanalmente, coletas externas na II Macrorregião de Saúde, que abrange os 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, assegurando que todas as solicitações de bolsas de sangue sejam atendidas.
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso seguir critérios determinados pelo Ministério da Saúde. O doador deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, apresentar um documento de identificação com foto e estar bem alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos. É importante ressaltar que a ingestão de bebidas alcoólicas é proibida antes da doação.
No entanto, há restrições para doadores que contraíram algumas doenças como a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, assim como para pessoas que fizeram tatuagens, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing nos últimos 12 meses.
A coleta externa de sangue realizada pelo Hemoal em Arapiraca é uma iniciativa fundamental para garantir o suprimento necessário de sangue para atender às demandas da região, demonstrando a importância e a solidariedade dos doadores que contribuem para salvar vidas.