A programação em Maceió acontecerá no Centro de Ensino Santa Juliana, situado no bairro Tabuleiro do Martins, das 8h às 16h. Em Arapiraca, as coletas serão realizadas na tradicional Praça Marques da Silva, localizada no coração da cidade, coincidentemente no mesmo horário. Este esforço conjunto visa facilitar o acesso da população às doações, estimulando a prática entre os alagoanos.
Para participar, os doadores devem atender a critérios específicos estipulados pelo Ministério da Saúde: estar em boas condições de saúde, pesar pelo menos 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e portar documento oficial com foto. É importante ressaltar que existem restrições, como a impossibilidade de doar para aqueles com diagnósticos de doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos. As restrições se estendem às mulheres grávidas ou em fase de amamentação.
O Hemoal também orienta que os doadores estejam bem alimentados, evitando, entretanto, refeições gordurosas e o consumo de álcool nas horas que antecedem a doação. Aqueles que passaram por procedimentos estéticos como tatuagens, micropigmentações ou colocação de piercings devem observar um intervalo de 12 meses antes de contribuir.
Com o apelo de que cada doação pode salvar até quatro vidas, o Hemoal convida toda a comunidade alagoana a integrar-se a esta nobre causa. A participação nesta campanha não só reforça os estoques de sangue, como também promove um gesto inestimável de solidariedade e esperança para muitos pacientes.