ALAGOAS – Hemoal Mantém Escala Especial para Doação de Sangue Durante Feriadão da Consciência Negra em Alagoas

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) anunciou uma escala especial de funcionamento durante o Feriadão da Consciência Negra, de quinta-feira (20) a sábado (22), para garantir o abastecimento de sangue nos hospitais e maternidades. As unidades de Maceió e Arapiraca terão horários diferenciados para facilitar a doação de sangue pelos alagoanos neste período.

Em Maceió, a Unidade Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), não funcionará na quinta-feira (20), mas estará aberta na sexta (21), das 7h às 17h, e permanecerá fechada no sábado (22). Já a Unidade Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), seguirá o mesmo esquema, abrindo na sexta e sábado, das 7h às 17h.

A Unidade Eldorado, em Arapiraca, próxima à Escola Alternativa, também seguirá horários especiais: fechada na quinta (20), aberta na sexta (21), das 7h às 17h, e fechada no sábado (22). Durante o período em que a coleta não estiver ocorrendo, as unidades passarão por manutenção preventiva, prevendo a retomada das atividades na segunda-feira (24).

Internamente, as unidades operarão para garantir o fornecimento de hemocomponentes aos hospitais, assegurando a continuidade de cirurgias eletivas e atendimentos de emergência que necessitem de transfusões. Para doar sangue, é preciso estar em boa saúde, ter entre 16 e 69 anos, e pesar no mínimo 50 quilos. Documentos oficiais com foto são exigidos, e recomenda-se que o doador evite alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas 12 horas antes do procedimento.

Pessoas com tatuagens ou piercings feitos nos últimos 12 meses, bem como menores de idade sem responsável, não poderão doar. Mulheres grávidas ou amamentando também estão restritas. A mobilização é essencial para manter o estoque de sangue e assegurar o atendimento de quem precisa neste feriado.

Sair da versão mobile