Em Arapiraca, a coleta externa acontece na Praça Marques da Silva, no Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já em Maceió, a ação será realizada na sede da Justiça Federal de Alagoas, localizada na Avenida Menino Marcelo, no bairro Serraria, no mesmo horário. Essas campanhas visam conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e incentivar a participação voluntária.
Para se candidatar à doação de sangue, os interessados devem seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É necessário ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, e gozar de bom estado de saúde. Pessoas com histórico de doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos não podem doar sangue, assim como gestantes e lactantes.
Ao comparecer ao local de doação, é importante que o voluntário esteja alimentado e não tenha consumido bebidas alcoólicas nas últimas horas. A doação de sangue é um ato solidário e que pode salvar vidas, por isso, a participação da comunidade é fundamental para manter o estoque de sangue sempre adequado e atender às necessidades dos hospitais.
As coletas externas do Hemoal durante a Semana Mundial do Doador de Sangue são uma oportunidade para os alagoanos contribuírem com essa causa tão nobre. O gesto de doar sangue é simples, mas pode fazer toda a diferença na vida de quem precisa. Portanto, se você atende aos requisitos para ser um doador, não deixe de participar e ajudar a salvar vidas.