Para participar da doação de sangue, os candidatos devem atender aos critérios estipulados pelo Ministério da Saúde. É essencial que a pessoa tenha entre 16 e 69 anos, e pese no mínimo 50 quilos. Aqueles com menos de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal, ambos munidos de documentação original. Pessoas com histórico de doenças como hepatite após os 11 anos, febre reumática, doença de Chagas, sífilis ou HIV são impedidas de doar.
Além disso, aqueles que passaram por procedimentos como tatuagens, piercings, maquiagem definitiva ou micropigmentação devem aguardar um período de 12 meses antes de serem elegíveis para doação. Importante ressaltar que a ingestão de bebidas alcoólicas dentro das 12 horas anteriores à doação é fator impeditivo, assim como a necessidade de um descanso mínimo de 6 horas na noite anterior.
Para os doadores recorrentes, há uma janela de descanso obrigatória entre as doações: três meses no caso de mulheres e dois meses para homens. O assistente social do Hemoal, Danilo Lima, frisou a importância de estas normas serem rigorosamente seguidas para garantir a segurança tanto dos doadores quanto dos receptores. Com estas ações, o Hemoal reforça seu compromisso com a saúde pública e com a manutenção dos estoques sanguíneos, fundamentais para o atendimento emergencial.