Para quem deseja doar sangue no último dia do ano, as unidades Trapiche e Via Expressa, em Maceió, e a Unidade Eldorado, em Arapiraca, estarão abertas especialmente das 7h às 15h. Já no dia 1º de janeiro, todas as unidades de coleta do Hemoal estarão fechadas, e o serviço será retomado no dia 2, a partir das 7h.
“Estamos prontos para receber os doadores nesse dia especial, oferecendo a todos a oportunidade de praticar um ato de solidariedade e altruísmo. Nosso agradecimento vai para aqueles que, ao longo de 2025, contribuíram para salvar vidas. Esperamos fortalecer essa parceria em 2026”, destacou Verônica Guedes, diretora do Hemoal.
Interessados em doar sangue devem seguir normas do Ministério da Saúde: apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Além disso, é necessário ter dormido pelo menos 6 horas e estar alimentado, evitando, porém, alimentos gordurosos.
Aqueles com condições médicas específicas, como histórico de certas doenças ou procedimentos estéticos recentes, têm restrições. Em caso de sintomas de gripe, Covid-19 ou Influenza, a doação só pode ocorrer 15 dias após a recuperação.