Para se candidatar à doação voluntária de sangue, o Ministério da Saúde estabelece critérios técnicos que devem ser observados pelos voluntários. Além de estar em bom estado de saúde, o doador deve ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Durante a ação, é obrigatório portar um documento de identificação com foto e estar alimentado, evitando alimentos gordurosos. Também é determinado que os voluntários não tenham ingerido bebidas alcoólicas antes da doação.
É importante ressaltar que pessoas diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos não podem realizar a doação de sangue. Mulheres grávidas ou amamentando também estão impedidas de doar, assim como aquelas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing nos últimos 12 meses.
Natasha Souza, assistente social do Hemoal, enfatizou a importância dessas restrições para garantir a segurança do receptor do sangue. As ações externas de coleta de sangue promovidas pelo Hemoal visam manter o estoque de sangue dos hemocentros abastecido e contribuir para salvar vidas em situações de emergência. A doação de sangue é um ato de solidariedade e pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.