ALAGOAS – Hemoal Facilita Doação com Coletas Externas em Arapiraca e Maceió nesta Terça-feira



O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizará uma iniciativa de extrema importância para a saúde pública nesta terça-feira. A partir das 8h e se estendendo até as 16h, serão promovidas coletas externas de sangue em dois locais distintos: na Igreja Santo Antônio, no bairro Cacimbas, em Arapiraca, e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado no bairro Poço, em Maceió.

Essas ações itinerantes têm como principal enfoque facilitar o acesso aos voluntários que encontram dificuldades em se deslocar até os postos de coleta fixos. Com essa estratégia, o Hemoal busca manter o estoque de sangue em níveis adequados para suprir a demanda transfusional nas maternidades e hospitais da região.

Conforme explicado por Danilo Lima, assistente social do Hemoal Arapiraca, coletas externas são promovidas semanalmente como parte de uma estratégia para captar doadores de sangue voluntários em pontos estratégicos por diversos municípios de Alagoas.

Para se tornar um doador, é necessário atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os candidatos devem ter boa saúde, estar na faixa etária de 16 a 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Vale lembrar que pessoas com condições como Aids, sífilis, doença de Chagas e hepatite após os 11 anos de idade estão permanentemente inelegíveis para doação.

Além disso, quem fez tatuagem, maquiagem definitiva ou colocou piercing deve aguardar um ano antes de doar. Aqueles que tiveram gripe, Influenza ou Covid-19 precisam esperar 10 dias após o desaparecimento dos sintomas para contribuir.

A iniciativa do Hemoal é um exemplo de como estratégias bem planejadas podem fazer a diferença no incentivo à doação de sangue, um ato simples, mas profundamente impactante para a vida de muitos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo