ALAGOAS – Hemoal Explora Inovações em Hematologia no Congresso Brasileiro para Melhorar Atendimento e Captação de Doadores em Alagoas

Realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia de 2024, promovido pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), se destacou como um dos eventos mais importantes do setor a nível mundial. Neste encontro, gestores e técnicos do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) marcaram presença com o intuito de aperfeiçoar seus conhecimentos nos processos de captação de doadores de sangue e no aprimoramento do cuidado aos pacientes com doenças hematológicas.

Durante os quatro dias do evento, de 23 a 26 de outubro, especialistas renomados de diversos países compartilharam inovações relativas à área sanguínea, tanto na perspectiva das doenças hematológicas quanto nos procedimentos de captação, processamento e distribuição de hemocomponentes para transfusão. A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, ressaltou a importância da participação do hemocentro nese congresso. Em sua visão, o conhecimento adquirido e as parcerias firmadas durante o evento são fundamentais para elevar o nível de excelência do atendimento no Hemoal, especialmente nas unidades de Arapiraca e Maceió.

Em meio às palestras voltadas à inovação na hematologia, o Dr. Artur Saldanha, especialista do Hemoal, apresentou uma palestra sobre “Púrpura Trombocitopênica Idiopática: Para onde Caminha o Tratamento?”, que abordou os avanços no tratamento dessa doença autoimune. Estudos da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) indicam que essa condição afeta majoritariamente as mulheres, levando à trombocitopenia, uma redução significativa de plaquetas que pode causar hemorragias e manchas na pele. Saldanha detalhou que o tratamento envolve terapias para incremento das plaquetas, além do uso de medicamentos como corticosteroides e Imunoglobulina Humana.

A participação de Alagoas no congresso também reflete o compromisso do Hemoal em seguir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), trazendo o que há de mais inovador para o estado. Além de transmitir conhecimentos ao público presente no congresso, a presença do Hemoal reforça a importância de uma abordagem multidisciplinar e atualizada para garantir a excelência do serviço prestado à sociedade.

O Hemo se consolidou como uma plataforma de aprendizado e troca de experiências entre profissionais das áreas de hematologia e hemoterapia, reunindo também acadêmicos, gestores e representantes da indústria farmacêutica. Com uma programação rica e diversificada, o evento incluiu simpósios, fóruns, painéis, além da presença de expositores que apresentaram as mais recentes inovações no setor. Este contexto proporciona não só a aquisição de novas técnicas, mas também o fortalecimento das práticas de gestão para que os processos administrativos, tanto na capital quanto no interior do estado, se mantenham em alto padrão, em consonância com os melhores hemocentros do mundo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo