As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em Maceió e Arapiraca estão enfrentando um desafio no momento: o estoque de sangue está abaixo do esperado para o período carnavalesco. Atualmente, as unidades somam apenas 262 bolsas, o que representa menos da metade do que é necessário para atender à demanda durante o Carnaval.
A assistente social do Hemoal Maceió, Natasha Souza, enfatizou a importância da doação de sangue e como esse gesto altruísta pode impactar positivamente a vida das pessoas, especialmente diante da maior demanda de pacientes durante o Carnaval, devido a acidentes e outras situações. Os tipos sanguíneos que estão em situação crítica são A+, B+, AB+, A-, e O-.
Segundo ela, “O Hemoal se encontra hoje com o estoque baixo, estamos com o nosso alerta aceso, uma vez que estamos nos aproximando do Carnaval. As pessoas ainda não têm o costume de doar sangue antes de curtir a sua folia, viajar, confraternizar. Então, isso acaba acarretando no baixo estoque de doações, uma vez que um doador voluntário de sangue pode salvar até quatro vidas em uma única doação”.
A mesma preocupação é compartilhada pela supervisora do Hemoal Arapiraca, a assistente social Aurélia Fernandes, que aponta os tipos sanguíneos A+, B+ e O- como os mais críticos. Ela faz um apelo para que as pessoas que planejam curtir o Carnaval sejam solidárias e façam suas doações antes do início da folia.
Para realizar a doação de sangue basta ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais e portar um documento de identificação oficial e original.
Além disso, quem deseja ser doador não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Também é necessário respeitar um intervalo de dois meses para os homens e três meses para as mulheres antes de realizar uma nova doação. Gestantes e lactantes também não podem se candidatar à doação de sangue.
Diante disso, é importante que a população se mobilize e faça doações de sangue antes do Carnaval, para garantir que o Hemoal tenha o estoque necessário para atender às possíveis demandas durante a folia. A doação de sangue é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas, e é fundamental para manter o funcionamento dos serviços de saúde e ajudar pacientes que dependem de transfusões sanguíneas.