ALAGOAS – Hemoal e TV se unem em campanha de doação de sangue para promover série hospitalar de sucesso no Brasil.

Neste sábado (27), das 7h às 17h, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está promovendo uma campanha de doação de sangue em parceria com a TV Gazeta, afiliada do Grupo Globo no Estado. A ação, intitulada Campanha Corrente Sob Pressão, tem como principal objetivo divulgar a série “Sob Pressão”, ambientada em um pronto socorro onde vários pacientes necessitam de transfusões sanguíneas.

A iniciativa surge como uma forma de sensibilizar os alagoanos sobre a importância da doação de sangue, principalmente em momentos de emergência hospitalar. Para participar, os voluntários devem comparecer nas unidades do Hemoal em Maceió, na Unidade Via Expressa ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), ou na Unidade Trapiche ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). Em Arapiraca, a doação voluntária será realizada na Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa.

Para doar sangue, é necessário atender aos critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Além disso, é preciso estar em bom estado de saúde, portar um documento de identificação com foto e evitar alimentos gordurosos antes da doação. Pessoas gripadas, com Influenza, Covid-19 ou acometidas por doenças específicas como Chagas, Aids, sífilis e hepatite, não podem doar sangue.

A série “Sob Pressão” está em sua quinta temporada e tem sido um grande sucesso de audiência. Em 2018, a produção rendeu uma indicação ao Emmy na categoria Melhor Atriz para Marjorie Estiano. O enredo aborda não só os desafios enfrentados pelos médicos em um ambiente hospitalar caótico, mas também a saúde mental desses profissionais e como os problemas dos pacientes impactam em suas vidas pessoais.

A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, ressaltou a importância da doação de sangue e explicou os critérios para se tornar um doador voluntário. A campanha Corrente Sob Pressão é mais uma iniciativa para conscientizar a população sobre a importância desse ato solidário e essencial para salvar vidas.

Sair da versão mobile