Essa é uma ótima oportunidade para os alagoanos que não conseguem doar sangue nos dias úteis participarem desse gesto voluntário. Além de captar doações, os Núcleos de Hematologia, Laboratorial e de Dispensação de Sangue também estarão funcionando normalmente para atender os pacientes hematológicos, além de processar e distribuir os hemocomponentes às maternidades e hospitais.
No entanto, para ser um doador de sangue, algumas regras devem ser seguidas. O voluntário precisa estar em boas condições de saúde e ter idade entre 16 e 69 anos, além de pesar no mínimo 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou do responsável legal, além de apresentar um documento de identificação oficial com foto.
A assistente social do Hemoal, Clycia Pontes, ressalta que existem impedimentos definitivos e temporários para a doação de sangue. Entre os impedimentos definitivos estão a contração de doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já entre os impedimentos temporários, estão a proibição de doar sangue por 12 meses após fazer tatuagem, maquiagem definitiva ou colocar piercing. Além disso, é necessário não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
A doação de sangue é essencial para a manutenção dos estoques nos hemocentros e para o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões, seja devido a acidentes, cirurgias ou condições de saúde mais graves. Portanto, se você preenche os requisitos para ser doador, aproveite a oportunidade e se dirija a uma das unidades do Hemoal em Maceió ou Arapiraca durante o Feriado da Independência para realizar esse gesto solidário.