O evento aconteceu no auditório do Hemocentro, em Maceió, e foi ministrado pela médica hematologista Verônica Guedes, juntamente com as enfermeiras Adriane Beltrão e Maria Lúcia Brito. Durante todo o dia, as especialistas em hemoterapia abordaram as etapas que integram o ato transfusional, capacitando os profissionais para atuarem na assistência aos pacientes e também como agentes multiplicadores nos hospitais em que atuam.
Além da história da transfusão sanguínea e seus aspectos legais, o treinamento focou na qualificação do ato transfusional. Foram esclarecidos pontos como as informações que devem estar contidas no documento de solicitação de transfusão e como deve ser realizado o transporte das amostras de sangue. As especialistas também apresentaram as principais reações transfusionais que podem ocorrer no paciente e como identificá-las, assim como os procedimentos de notificação no processo de hemovigilância.
A médica Verônica Guedes ressaltou a importância da segurança do ato transfusional, enfatizando que a qualidade do processo é fundamental, impactando diretamente na recuperação do paciente em tratamento. Ela destacou que não basta apenas assegurar a quantidade necessária de sangue para o paciente, mas também garantir a sua qualidade e que o processo de transfusão atenda às especificações da Anvisa, sob pena de colocar em risco a saúde do paciente.
O evento teve como objetivo principal capacitar os profissionais de enfermagem para atuarem de forma segura e eficaz no ato transfusional, garantindo a qualidade do processo e a segurança dos pacientes. Ao promover esse tipo de capacitação, o Hemoal reforça seu compromisso com a saúde e bem-estar dos pacientes atendidos nas unidades hospitalares de Alagoas.







