ALAGOAS – Hemoal cadastra doadores de medula óssea no Cesmac para aumentar número de voluntários no banco de dados Hemocentro.



No campus I do Centro Universitário Cesmac, localizado no bairro Farol, em Maceió, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizará uma importante ação nesta sexta-feira, 15 de março. A iniciativa tem como objetivo cadastrar candidatos à doação de medula óssea, visando aumentar o número de alagoanos registrados no banco de dados do Hemocentro, que atualmente conta com 62.857 voluntários.

A portaria do Ministério da Saúde estabelece que os voluntários interessados em se cadastrar como doadores de medula óssea devem ter entre 18 e 35 anos e apresentar documentos como CPF ou RG, comprovante de residência, além de preencher um formulário específico. Durante a ação, será coletada uma pequena quantidade de sangue, que passará por um exame laboratorial para a extração do código genético.

A hematologista do Hemoal, Verônica Guedes, explicou que o código genético do doador será comparado com o dos pacientes que necessitam de um transplante de medula óssea. Caso haja compatibilidade, o doador será convocado para novos exames que confirmarão a viabilidade da doação.

A doação de medula óssea é um procedimento importante para o tratamento de doenças hematológicas, como a leucemia. Após a realização da doação, que consiste na retirada de um líquido esponjoso por meio de uma punção, o voluntário poderá retomar suas atividades normais em aproximadamente 48 horas.

A iniciativa do Hemoal no Centro Universitário Cesmac representa uma oportunidade para os alagoanos se cadastrarem como doadores de medula óssea e contribuírem para salvar vidas. A expectativa é de que a ação seja bem-sucedida e resulte em um aumento significativo no número de voluntários cadastrados no banco de dados do Hemocentro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo