ALAGOAS – “Hemoal assegura assistência multidisciplinar a alagoanos com doença falciforme e melhora qualidade de vida”

Hemoal assegura direito à assistência multidisciplinar a alagoanos portadores de doença falciforme

O Hemocentro de Alagoas, conhecido como Hemoal, tem se destacado no atendimento a pacientes com doença falciforme, uma patologia caracterizada pela mutação genética das hemácias. O centro de saúde conta com um Núcleo de Hematologia que garante assistência multidisciplinar a quase 700 alagoanos afetados pela doença.

A equipe multidisciplinar é composta por hematologistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, nutricionistas, farmacêuticos e assistentes sociais. Esses profissionais trabalham diariamente para minimizar ou evitar sintomas como icterícia, anemia, infecções, acidente vascular encefálico (AVE), priaprismo e complicações renais, que afetam a qualidade de vida dos pacientes.

Graças à assistência multidisciplinar do Hemoal, os portadores da doença falciforme conseguem realizar atividades simples do cotidiano, como estudar, passear e ter uma vida social normal. A qualidade de vida é assegurada por meio de um protocolo que não se restringe apenas à assistência hematológica, mas envolve vários profissionais em um trabalho conjunto.

O diagnóstico da doença falciforme é realizado por meio do teste do pezinho, disponível em todos os 102 municípios de Alagoas. Após o diagnóstico, os pacientes são encaminhados para o Hemoal, onde recebem assistência multidisciplinar em parceria com a Associação das Pessoas com Hemoglobinopatias de Alagoas (Aphal).

Um exemplo de sucesso do trabalho realizado pelo Hemoal é o caso do psicólogo Sidney Santos, que recebe assistência do Núcleo de Hematologia desde os primeiros meses de vida. Graças aos cuidados qualificados oferecidos pelo hemocentro alagoano, Sidney pôde estudar, formar-se em psicologia e se tornar um profissional bem-sucedido em sua área de atuação.

Sidney destaca que conviver com a doença falciforme não é fácil, mas com a assistência multidisciplinar do Hemoal, os sintomas se tornam menos dolorosos. Ele ressalta a importância de seguir as orientações e recomendações dos profissionais para levar uma vida normal, porém com prudência.

Portanto, o Hemocentro de Alagoas, por meio de seu Núcleo de Hematologia, desempenha um papel fundamental no cuidado e no bem-estar dos alagoanos portadores de doença falciforme. A assistência multidisciplinar oferecida pela equipe qualificada do Hemoal possibilita uma melhora na qualidade de vida desses pacientes, aumentando a expectativa de vida e permitindo que eles realizem suas atividades diárias de forma plena.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo