As informações fornecidas pela guarnição de resgate descrevem que o grupo, composto por duas mulheres de 48 e 34 anos, dois homens de 43 e 72 anos, além do menino, foi arrastado para um canal profundo, colocando-os em um risco iminente de afogamento. Ao identificarem a emergência, três guarda-vidas do Batalhão de Bombeiros Militar de Salvamento Aquático (BBMSA) prontamente tomaram ação, mobilizando técnicas e equipamentos de salvamento para garantir a segurança dos atingidos.
Após o resgate, as vítimas foram atendidas no próprio local. Felizmente, todas apresentavam apenas escoriações leves causadas pelo impacto com os corais e receberam os primeiros socorros sem necessidade de hospitalização. Este incidente reforça o apelo do CBMAL sobre a importância de evitar áreas de corais, que, além de apresentarem perigos para a segurança dos banhistas, podem causar danos ambientais significativos.
Em casos de situações similares de risco, a recomendação é acionar imediatamente os guarda-vidas ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Manter a calma e não lutar contra a correnteza são atitudes essenciais. Nadar paralelamente à praia pode ajudar a escapar da correnteza, minimizando o risco de afogamento. O impacto silencioso das correntes de retorno é uma ameaça real e frequente nas praias brasileiras, e a prevenção é sempre o melhor caminho para garantir a segurança de todos os frequentadores.