Os policiais chegaram ao local com a missão de cumprir dois mandados, mas, apesar das tentativas de contato e identificação, não receberam resposta dos moradores inicialmente. Assim, foi necessário realizar uma entrada tática no imóvel para assegurar a segurança da operação. O proprietário da residência foi finalmente encontrado e, após ser informado sobre a ação, permitiu que as buscas começassem.
Durante a varredura na propriedade, além de localizar os dois homens mencionados nos mandados, os policiais encontraram diversas armas de fogo, incluindo três armas artesanais calibre 12, um revólver calibre 38 e uma pistola artesanal calibre 38. Também foram apreendidos dezenas de munições e estojos, uma flecha conhecida como besta, celulares, uma coronha de arma calibre 32 e documentos diversos.
Em uma tentativa de ocultar provas, um dos suspeitos admitiu ter lançado uma arma pela janela, levando à descoberta do revólver calibre 38 fora da residência.
Os dois homens detidos, juntamente com todo o material apreendido, foram levados para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Palmeira dos Índios. Lá, foram autuados em flagrante e agora estão à disposição da Justiça, enquanto as investigações continuam para determinar o alcance total de suas atividades.