O programa “Juntos pela Educação Infantil” tem como objetivo a distribuição de material didático para crianças da pré-escola. Durante o evento, a Seduc realizou a entrega dos kits da Coleção Entrelaços para 2.600 professores, além de garantir assessoria pedagógica e formação continuada aos profissionais. No total, o programa beneficiará 80 mil alunos da pré-escola, metade deles com até quatro anos de idade e a outra metade com até cinco anos. As propostas pedagógicas da Coleção Entrelaços foram fundamentadas nos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular, valorizando a subjetividade da infância, a família como peça indispensável, e a escola como local onde as interações e brincadeiras devem ser valorizadas.
Já o programa “Meu Ciclo na Escola” visa combater a pobreza menstrual e a evasão escolar em Alagoas. Durante o evento, o governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, lançaram a nova etapa do programa, que contou com um investimento de mais de R$ 9 milhões. O programa assegura a entrega de 24 mil kits contendo produtos de higiene pessoal, como lenços, sabonete íntimo e absorvente, destinados às alunas da rede estadual de ensino com idade entre 13 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade econômica e social. A entrega dos kits será feita pelas unidades escolares a cada dois meses, a partir deste mês de novembro até outubro do próximo ano.
A iniciativa do governo do estado de Alagoas visa garantir a igualdade de oportunidades no acesso à educação e o bem-estar das crianças e adolescentes em idade escolar. A distribuição de material didático e kits de higiene pessoal, como absorventes, lenços descartáveis e sabonete líquido, contribui para criar um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento saudável dos estudantes.