A CIN é um documento de identificação com numeração padrão única em todo o Brasil, permitindo a integração dos dados de maneira segura e em tempo real. Tal inovação possibilita que, em caso de perda ou até mesmo sequestro, as autoridades tenham um controle mais rigoroso e eficiente. Além disso, o documento possibilita observar informações divergentes entre sistemas diferentes e oferece um mapeamento mais preciso sobre o ciclo de vida do cidadão, incrementando ainda mais a segurança das informações pessoais.
Para tornar essa ação possível, foi necessária uma força-tarefa que envolveu tanto o Governo estadual quanto o município, com a disponibilização de infraestrutura adequada para receber a equipe responsável pelos cadastros. Segundo Márcia Susana, gerente executiva de Educação do Cria, a emissão da Primeira CIN surge da necessidade de inclusão das crianças nas políticas governamentais de Alagoas, permitindo o mapeamento preciso da população infantil em diversas regiões do estado.
Essa medida destaca-se por sua importância, pois amplia a segurança e garante que as crianças estejam devidamente inseridas no sistema, possibilitando ao governo criar políticas públicas mais assertivas e eficiente para a população infantil. A realização do cadastro diretamente na creche Cria facilita o processo para as famílias e fortalece a relação entre a população da primeira infância e os serviços públicos essenciais para a efetivação dos direitos sociais de bebês e crianças. Este projeto reforça o compromisso do estado com a proteção e o desenvolvimento das crianças alagoanas, vislumbrando um futuro mais seguro e com maior acesso às oportunidades.