Durante uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em Brasília, o secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Saúde, Éder Corrêa, anunciou a conquista. Ele destacou que mais de 200 pacientes que aguardavam por atendimento foram atendidos, e o total de atendimentos já ultrapassou os 700, sendo realizados nos hospitais da Mulher (MS), Metropolitano de Alagoas (HMA) e na Clínica da Família do Benedito Bentes.
Éder Corrêa ressaltou a importância desse feito, afirmando que essa iniciativa representa um avanço significativo no tratamento de pacientes com câncer em Alagoas. Ele mencionou o pedido do governador Paulo Dantas para representá-lo na reunião do Conass e destacou a importância de traçar estratégias para prevenir e tratar o câncer de forma eficaz.
Para acessar os serviços do Plano Emergencial de Oncologia, os pacientes diagnosticados ou com suspeita de câncer devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência e agendar consultas nos ambulatórios de Oncologia através do Sistema de Regulação (Sisreg). O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes, enfatizou a importância do plano e o compromisso da gestão estadual em garantir o acesso a tratamentos de alta complexidade de maneira rápida e correta.
Essa conquista representa um avanço significativo na área da saúde em Alagoas e demonstra o empenho do governo em proporcionar um atendimento humanizado e eficiente aos pacientes com câncer no estado.