ALAGOAS – Governo de Alagoas vai a Brasília tratar da situação dos moradores afetados pelas minas da Braskem e apresentar acordo considerado absurdo.



Governador de Alagoas, Paulo Dantas, irá a Brasília para tratar da situação dos moradores dos bairros Bom Parto, Flexais, e Marquês de Abrantes devido ao risco iminente do colapso do solo devido à mineração da Braskem. Além disso, Dantas também apresentará o acordo bilionário entre a mineradora e a Prefeitura de Maceió, o qual contém cláusulas consideradas bastante graves. O governador se reunirá com chefes do Executivo, Legislativo e Judiciário em Brasília, a fim de levar a situação das comunidades afetadas pela mineração para instâncias superiores do governo federal, como a Presidência da República, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal de Contas da União (TCU).

Após um encontro com os moradores dos bairros afetados, Dantas solicitou ao Grupo de Trabalho do Governo de Alagoas que priorize a resolução da situação dos moradores afetados pela Braskem. O governador destacou que as tratativas para compensar as perdas econômicas sofridas pelo Estado e pelas prefeituras deverão ser deixadas de lado em prol das vítimas, e que a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a empresa deverá ser solicitada.

Dantas apresentou também o acordo entre a Prefeitura de Maceió e a Braskem, no valor de R$ 1,7 bilhão, destacando cláusulas consideradas graves, como a transferência de bens do município para a empresa. O governador afirmou que irá encaminhar o acordo e informações sobre a situação dos moradores afetados para autoridades federais, como os presidentes Lula, Luís Roberto Barroso (STF), Rodrigo Pacheco (Senado), e Arthur Lira (Câmara Federal).

Além disso, Dantas solicitará o apoio dos ministros e representantes de diversos setores, como Desenvolvimento e Assistência Social, Minas e Energia, Integração e Desenvolvimento Regional, e a Petrobrás, a fim de buscar soluções para a situação enfrentada pelos moradores dos bairros afetados pela mineração da Braskem.

Representando os moradores dos Flexais de Baixo e de Cima, Maurício Sarmento ressaltou que apenas o Governo de Alagoas tem oferecido apoio, e que cerca de 10 mil moradores estão sendo afetados pela situação. Além disso, o representante do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB), Cássio Araújo, agradeceu o apoio do Governo de Alagoas e exigiu que a Braskem assuma os danos.

Ainda durante a reunião, ficou definida uma agenda de ações do Governo de Alagoas nos Flexais, incluindo a visita do governador para ver de perto a situação dos moradores da região, bem como a realização da Arena Vida Nova nas Grotas. Participaram da reunião os secretários e representantes de diversos órgãos do governo estadual.

Diante da grave situação enfrentada pelos moradores devido à mineração da Braskem, o Governador Paulo Dantas busca apoio e soluções para a situação, priorizando o atendimento às vítimas e buscando responsabilização da empresa pelo ocorrido.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo