Marcelo Victor, governador em exercício de Alagoas, esteve presente na cerimônia, que foi encabeçada pelo presidente Lula e contou com a participação de diversas autoridades, incluindo representantes dos Três Poderes e governadores de todo o país. Acompanhado do ministro dos Transportes, Renan Filho, do deputado federal Luciano Amaral e do secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, Marcelo Victor destacou o papel fundamental do Palácio do Planalto como o berço da democracia brasileira, enfatizando a defesa contínua do seu governo por um país mais igualitário e justo.
O evento também incluiu a entrega de obras de arte que foram destruídas durante o ataque de 2023 e que agora, restauradas, retornam ao seu lugar de origem. Entre elas, 20 peças foram restauradas graças a uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais. Um relógio do século XVII, consertado na Suíça sem custo para o governo brasileiro, também foi reintegrado.
No encerramento da cerimônia, um abraço simbólico à Praça dos Três Poderes simbolizou a integração e a harmonia das instituições democráticas brasileiras, ressaltando o compromisso inabalável do Brasil em preservar e fortalecer seus valores democráticos, mesmo diante de adversidades.