ALAGOAS – Governo de Alagoas Promove Inserção no Mercado de Trabalho para Moradores da Grota do Cigano com Programas Sociais

Na última quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025, o Governo de Alagoas, através dos programas É a Minha Vez e Coletivo On-line, realizou uma importante ação social voltada para os moradores da Grota do Cigano, Aldeia do Índio e comunidades adjacentes. O evento foi sediado na creche Cria, no bairro da Mangabeiras, envolvendo um parque linear na localidade.

O objetivo fundamental desses programas é conscientizar os moradores sobre os recursos de transferência de renda disponibilizados tanto pelo governo federal quanto pelo estadual. Além disso, busca estimular o interesse e oferecer suporte para a inclusão dos beneficiários no mercado de trabalho, seja por meio de empregos formais ou incentivando o empreendedorismo.

Durante a iniciativa, a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Katia Born, destacou o potencial transformador do projeto. “Estamos capacitando 300 pessoas para o mercado de trabalho nesta fase piloto. Vamos oferecer oportunidades reais para que essas pessoas possam desenvolver suas habilidades, encontrar áreas de afinidade, resgatar a autoestima e, principalmente, alcançar a independência financeira”, afirmou Born.

O escopo dos programas contempla cursos de capacitação tanto online quanto presenciais, além de assessoria técnica e acesso a microcréditos para fomentar pequenos empreendimentos. Essa proposta procura impulsionar a economia local, criando empregos e renda, ao mesmo tempo em que promove a autonomia dos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Maycon Santana, aos 22 anos, um dos moradores influenciados pela iniciativa e cuja mãe é beneficiária do Bolsa Família, já aderiu aos programas. “Fiz minha inscrição e tenho interesse em cursos de refrigeração e climatização. É gratificante receber esse tipo de apoio e parabenizo a iniciativa, que para nós, desempregados, representa uma chance real de inclusão no mercado de trabalho”, declarou.

A realização desta ação só foi possível pela parceria sinérgica entre as Secretarias de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), do Trabalho, Emprego e Qualificação de Alagoas (Seteq), além das empresas Solar Coca-Cola e Desenvolve-AL. As inscrições para participar desses programas ainda podem ser realizadas através dos websites oficiais das vice-governadoria e assistência social ou diretamente na Casa de Direitos, em Maceió.

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